Veja fotos da neve que ‘congelou’ Curitiba em 1975!

A neve em Curitiba de 1975 completa 50 anos nesta quinta-feira (17)! Flocos de neve cobriram telhados, carros e praças, deixando a cidade com cara de ‘cartão-postal europeu’.

O fenômeno meteorológico mais marcante dos curitibanos começou a se formar enquanto chovia em partes do Rio Grande do Sul ao Paraná. Junto com os temporais, uma massa de ar extremamente frio e seco atingia o setor central da Argentina.

Durante a madrugada, a massa de ar frio entrou no extremo-sul do País. No dia 17, Curitiba amanheceu branca e com chuvisco. A partir das 8h, neve e chuva congelada mudaram o cenário na cidade. O fenômeno se tornou mais intenso entre 13h e 15h, com temperaturas próximas a 0°C.

Frente fria vai ‘congelar’ o Paraná com -5°C: veja previsão

Nova onda de frio provoca geada e mínima de 0°C em Curitiba

“O gradiente de pressão entre os dois sistemas, com a baixa pressão sobre o oceano, na altura do litoral gaúcho, criou uma pista de vento que transportou ar muito frio para o Paraná, o que favoreceu a precipitação histórica de neve em muitos municípios, inclusive em Curitiba, que registrou neve pela manhã e início da tarde do dia 17 de julho”, explica Furlan.

No dia seguinte, a massa de ar polar congelou a seiva das plantas no Norte do Paraná e a geada negra dizimou cafezais inteiros. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental (Simepar), as temperaturas devem ficar abaixo de 0°C e o ar úmido precisa promover a sublimação do vapor d’água para cristais de gelo para formar neve.

Também houveram registros de neve (com menos intensidade) em 1979 e 1981. Em 2013, o fenômeno voltou a aparecer e, em 2020, houve precipitação de neve em Curitiba, acompanhada de chuva congelada.

Veja fotos da neve que ‘congelou’ Curitiba em 1975, deixando a paisagem branca:

Fonte original: https://massa.com.br/tempo-clima/neve-em-curitiba-1975/